As três dimensões da nossa herança em I Pedro 1

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós (I Pedro 1:3-4)

klêronomía

A palavra usada na referência para herança é klêronomía, algo que foi dado a uma criança, da qual é dono, apenas aguarda sua possessão. A promessa de Cristo é de que quem com ele reparte a cruz, com ele repartirá a glória. Por algum motivo indiscernível à mente humana, além de sermos alheios à aliança e estarmos distantes da promessa, ele nos trouxe para perto de Si, sobre nós derramou sua misericórdia, perdoando-nos todos os pecados. Como se isso fosse pouco, escreveu nosso nome no Livro da Vida e nos tornou co-herdeiros com Cristo!

Há, porém, três dimensões desta herança:

afthartos

afthartos

Ela é afthartos, incorruptível, refere-se, por exemplo, a uma terra que um exército não pode conquistar. A herança é intocável pela morte!

amíantos

amíantos

É incontaminável! Em grego, a palavra é amiantos, imaculado, algo que não se pode manchar, nem tornar impuro. A herança é impermeável ao mal!

amárantos

amárantos

Não murcha ou é imarcescível. Aqui o termo grego é amarantos, é usada esta única vez em toda a Bíblia e se refere à beleza das flores. Elas são lindas, mas murcham facilmente. Nossa esperança nem o sol molestará de dia, nem a lua de noite (Salmos 121:6). A herança é impenetrável pelo tempo!

Qualquer que tem esta esperança santifica-se a si mesmo!

Sobre o autor | Website

Insira seu e-mail aqui e receba as atualizações do blog assim que lançadas!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Alcides waiandt disse:

    Muito bom este estudo gostei muito bem explicado

  2. EDISA DANTAS DE SOUSA disse:

    Gostei muito, sem rodeios, uma síntese bem clara. Gloria a Deus.