Browse By

Pastores e diáconos – Subsídio para a 4ª Lição da EBD – 26/07/2015

6 thoughts on “Pastores e diáconos – Subsídio para a 4ª Lição da EBD – 26/07/2015”

  1. Fabio Barbosa says:

    Prezado Ministro!!! Não entendi o argumento citado em Rm 16, e não houve uma explicação obvia sobre as funções do serviço diaconal para mulheres,se possível refaço a pergunta,teve diaconisa na bíblia com certeza? Nos releve e traduza de norma mais clara o texto em grego em Rm 16.

    Fábio Barbosa dos Santos

  2. Daladier Lima says:

    Prezado Fábio Barbosa, houve sim ao menos uma diaconisa na Bíblia, cujo nome era Febe, está no capítulo 16 de Romanos. Sua função era semelhante aos diáconos em geral, num trabalho dirigido às mulheres. Ou seja, serviam às mulheres. O Didaskalia Apostolorum que é um documento da Igreja por volta do ano 300 d.C. tem um detalhamento deste trabalho prestado pelas diaconisas. Não é uma questão de querer, é apenas história.

    Por outro lado, diversas outras mulheres citadas naquele mesmo capítulo trabalharam ministerialmente, como deixa transparecer os verbos utilizados para o trabalho de Junias, uma apóstola, e Trifena e Trifosa.

    Abração!

  3. elias taboss says:

    Tem muitas mulheres hoje que coopera na obra do mestre, elas são diaconisas? Se elas era diaconisa, por que Paulo não usa a palavra diakonia para elas? Usa outra palavra. Considerando que elas era dioconisa, faziam o mesmo trabalho de Estêvão e os outros diaconos do cap. 6 de atos?

  4. Daladier Lima says:

    Prezado Elias, a palavra é a mesma tanto para um homem quanto para a mulher. Diakonia era o serviço prestado, que é louvado no Didascalia Apostolorum.

    Abração!

  5. Andre Gomes says:

    A título de colaboração, informo que o livro de apoio à lição (as ordenanças de Cristo nas cartas pastorais, elinaldo Renovato, Cpad, p. 49) aponta como qualificação que ” as mulheres (diaconisas) devem ser honestas….”

  6. Daladier Lima says:

    Boa observação, André. Obrigado.

    Abração!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: