Browse By

Refutando o cessacionismo de Augustus Nicodemus

14 thoughts on “Refutando o cessacionismo de Augustus Nicodemus”

  1. João Paulo says:

    Dileto pastor Daladier,

    A paz do Senhor Jesus Cristo!

    Concordo com o seu ponto de vista. Não precisamos ir muito longe para percebermos que o pastor Augustus Nicodemus “força” as Escrituras dizerem o que não dizem. Como ele explicaria a insuflação de Jesus nos seus discípulos em João 20:22: “E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. Já em Atos 1:8, Cristo afirma: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo”. Como um cessacionista pode conciliar João 20:22 com Atos 1.8?

    Também é digno de nota o que o apóstolo Pedro falou quando pregara para milhares de pessoas em Jerusalém. Disse Pedro sobre o recebimento do dom (batismo de poder) do Espírito: “Pois para vós outros é a promessa , para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe, isto é, para quantos o Senhor, nosso Deus, chamar” (Atos 2:39).

    Portanto, os argumentos de Nicodemus com relação ao batismo com/ no Espírito não se sustentam. Dizer que essa experiência limita-se aos tempos do início da Igreja é, no mínimo, forçamento de barra. A historicidade das manifestações do Espírito no meio da Igreja é inegável.

    Em Cristo,

    http://joaopaulomsouza.blogspot.com.br/

  2. Daniel Nunes says:

    Nobre pastor, saudações em Cristo Jesus. Gostei do comentário e passo para lhe parabenizar.
    Em Cristo Jesus
    Pr Daniel Nunes da Silva

  3. Daladier Lima says:

    Prezado Pr. Daniel Nunes,

    Muito obrigado por seu comentário.

    Abração!

    Daladier Lima

  4. Emília Asevedo says:

    Excelente comentário!!! Pastor Daladier!!!! Muito esclarecedor!!!!

  5. Fábio Fidelis says:

    Prezado Pr. Daladier, tenho aprendido muito com seus comentários.

    Muito protutivo!

  6. Hudson says:

    Em primeiro lugar, alguém refutar o Reverendo Nicodemus Lopes tem de estar muito embasado nas Escrituras, muito bem preparado. Não achei o autor do artigo à altura do Reverendo. O texto é fraco!
    Em segundo lugar, o a artigo foi muito infeliz! Primeiro remontou às origens do batismo. Pra quê? Augustus Nicodemus não está questionando a validade do batismo ou a origem do batismo. Ele está afirmando que todos os cristãos são batizados com o Espírito Santo. E ele está certíssimo! É o que está escrito em 1Coríntios 12:13. TODOS os cristãos são batizados no Espírito Santo. A menos que Paulo esteja falando de um OUTRO batismo, o que seria uma bobagem de se pensar, pois então teríamos a seguinte situação:
    a) os crentes são selados pelo Espírito (Ef. 1:13); os crentes foram batizados no Espírito)1Co 12:13) e os crentes são batizados com o Espírito! Ou seja: teríamos TRÊS batismos do Espírito?
    Por último, o autor usa um RELATO de Atos, que pessoas já crentes recebem o Espírito Santo. Isso é uma falha exegética muito simplória. Pega-se um relato e cria-se uma doutrina em cima dele. AQUELES crentes receberam o Espírito bem depois, AQUELES crentes, por um motivo muito peculiar. A Bíblia não está ensinando que TODOS os crentes só recebem o Espírito depois, muito tempo depois de crerem, como aconteceu com aqueles crentes.
    O artigo, portanto, é frágil.

  7. Daladier Lima says:

    Prezado,

    Julgue você pela Bíblia! Não pela envergadura do personagem. A palavra seja o árbitro!

    Abração!

  8. Daladier Lima says:

    Prezado Hudson, a grande questão é que em diversas ocasiões pessoas já salvas foram revestidas de poder. Os próprios discípulos são o exemplo desse argumento. É impossível que já não fossem salvos até o Cenáculo. A lógica desafia o contrário.

    Abração!

  9. Hudson says:

    Precisamos separar as NARRATIVAS da Bíblia dos ENSINOS da Bíblia. A Bíblia NARRA que os discípulos receberam poder, ela N ÃO ensina e nem está afirmando que existe um revestimento de poder para todo crente durante toda a história da igreja. Os discípulos foram um caso à parte, o que aconteceu com eles não significa que tenha de acontecer com todos os crentes de todas as épocas. O Pentecoste é um evento único na história da igreja, só isso, marcou a descida do Espírito. Hoje o Espírito está aqui na terra, na igreja, entre os crentes. A Bíblia não ensina que crentes são revestidos de poder e que esse revestimento faz todo mundo falar línguas estranhas. Se for assim, NINGUÉM mais, nem mesmo os pentecostais possuem o Espírito, pois ninguem fala em línguas hoje, ninguém tem poder para nada hoje, ninguém faz o que os discípulos fizeram. Vamos esquecer a lógica e nos ater à boa exegese.

  10. Daladier Lima says:

    Então, estou indo pegar minha Bíblia agora para rasgar alguns versículos. I Coríntios 12:31, aliás, vou rasgar todo capítulo 12. Aproveitarei e rasgarei o 13 e o 14. Eita! Ia esquecendo que uma boa exegese precisa de textos. Não vou mais rasgar…

    Abração!

  11. Hudson says:

    Vejo que em exegese o irmão é bastante falho, mas em sarcasmo o irmão é bom. Bem, deixemos então que fique com seu sarcasmo e eu fico com a boa e velha exegese!
    Ah, devo imaginar que o sarcástico irmão deva ter alguns bons dons espirituais para nos mostrar. Sim, pois quem acredita que os dons são mesmo para hoje deve ter motivos para isso, deve ter buscado alguns e deve estar exercendo esses dons na igreja, não é mesmo? Então, o irmão tem quantos dons mesmo? Profecia? Não? Curas então? Também não? Ah, sim, o irmão deve ter visões assombrosas, como as de João, certo? Não? Ah, já sei: línguas! O irmão deve falar as línguas dos anjos e dos homens, correto? Aposto que não, né!
    Engraçado. Acredita em dons, mas não tem nenhum deles e nem conhece quem tem, né!

  12. Daladier Lima says:

    Prezado Judson,

    Não existe o dom de visão. Não ao menos na lista de Coríntios. Conheço várias pessoas que possuem os dons ali elencados e já vi várias manifestações genuínas em nossos dias. O que tem diminuído sua ocorrência é a letargia espiritual da Igreja em geral. Também eu estou em falta com I Coríntios 12:31.

    Daladier Lima

  13. Hudson says:

    Perdoe-me, mas duvido que você conheça algum profeta, vc deve conhecer profeteiros. A igreja está cheio deles. Não conhece tb quem tem dons de cura, vc dve conhecer curas, mas não pessoas que curam. E é assim por diante. Manifestações dos dons a igreja está cheia, mas pessoas que tem esses dons duvido, quero ver. Quer ver um irmão curando, um irmão profetizando o futuro como os profetas antigos, isso eu queria ver.
    Não há.

  14. Daladier Lima says:

    Prezado Hudson,

    A igreja verdadeira manifesta estes dons diariamente. Não ao mesmo tempo no mesmo lugar. De maneira milagrosa o Espírito usa aqueles que creem que os livros de Atos e Coríntios são para hoje. Detalhe: sem misticismo e sem meninice.

    Daladier Lima

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: