Ícone do site Pr. Daladier Lima

A porta continua estreita!

Porta estreita

Porta estreita

Tenho observado uma tendência triste na igreja evangélica brasileira: a tentativa de alargar a porta. Uma enxurrada de evangelhos desviados da Palavra, atitudes de conveniência, até mesmo de lideranças equilibradas, concessões de mau gosto, permissividade com o pecado e outros fatores tem contribuído para um Evangelho a gosto do freguês.

Vocês devem lembrar do contexto de Mateus 7:13, 14: “Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Jesus dá ali um claro ensinamento aos seus discípulos: “Não busquem, nem esperem facilidade!”. O reino dos Céus não trabalha no timing humano.

Porta estreita nos fala de:

  1. Renúncia
  2. Arrependimento
  3. Santificação
  4. Humildade
  5. Sacrifício
  6. Jejum e oração

E toda uma série de predicados exigidos ao salvo em Cristo que deseja segui-lo. Afinal, foi esta a razão pela qual muitos não quiseram fazê-lo. A porta estreita impede a acessibilidade de muitos deficientes espirituais, isso quando as deficiências também não são de ordem moral. A igreja veio abrindo as portas para todos, na intenção de agradá-los, mas a Bíblia afirma que nós já temos a quem agradar: ao Salvador Jesus Cristo!

Esta semana um amigo lembrava outro problema: a flexibilização da porta dentro da porta. Ele se referia às consagrações no atacado que pululam por todo o Brasil, como se o chamado pudesse ser dado a qualquer um, em qualquer tempo, de qualquer maneira. A Bíblia é clara ao dizer que é o Senhor quem dá pastores (Efésios 4:11) e outros líderes à Igreja, mas dado o alargamento da porta das consagrações, lideranças tem forçado as concessões divinas. O resultado são os bebês lideranças mal formados, mimados e com crises contínuas de atenção e reconhecimento, além de inchaço carnal.

Mesmo sabendo que isto é um final dos tempos, clamamos por bom senso e equilíbrio: a porta continua estreita! Tanto a da vida quanto a do ministério!

Sair da versão mobile