Estudos Reflexões Daladier Lima

Pastoras: as ironias do texto bíblico!

Não existe pastora na Bíblia? Como assim? Esse argumento se sustenta à luz da análise básica da morfologia de Efésios 4:11? Há desonestidade intelectual nesse debate? Vem comigo no blog!

Prezados 300 leitores, alguns de vocês devem estar acompanhando os acalorados debates dobre a pertinência ou não do pastorado feminino. Visto que a futura CADB – Convenção das Assembleias de Deus no Brasil, dissidência da CGADB – Convenção das Assembleias de Deus no Brasil, pretende consagrar mulheres a questão tomou relevância. E tornou-se um grande foco de questionamentos. Não desejo defender a nova convenção. Por lá há gente grande pra fazer isso. Minha preocupação é outra…

Em princípio sou contrário, porque já há tantos problemas com os quais se debate a AD que parecem não ter fim, eu poderia escrever um livro inteiro antes de chegar a este item. Acrescentá-lo vai trazer mais celeuma e discordâncias desnecessárias. A minha insistência no tema se deve a outro fator: a absoluta desonestidade intelectual com a interpretação bíblica, por parte daqueles contrários à ordenação de mulheres. Distorcem textos, inferem conclusões a partir de passagens do Velho Testamento, abusam dos preconceitos (no sentido estrito do termo: “pré” conceito, ter um conceito arraigado sobre…), estereotipam, fazem todas as ginásticas possíveis para provar seus argumentos.

Já fizemos aqui várias colocações a respeito. E não o fiz ao sabor dos fatos. Quem nos acompanha sabe que é uma tecla que bato desde o início do blog em 2006. Lá se vão onze anos. Como um dos meus defeitos é a insistência naquilo que acredito e não ter meias palavras para expressar o que sinto, retorno ao tema para analisar um dos argumentos mais repetido: o literalista semântico. Infelizmente, não poderei me alongar muito.

Aqui e ali, leio que o termo pastora não existe na Bíblia, a não ser com referência a Raquel (Gênesis 29:9). Isto é fato. Mas vão além. Os mais açodados afirmam: “Vejam o que o texto diz em Efésios 4:11: Ele mesmo deu uns para… pastores…”, ali não tem pastora. Dizem que um bom recurso é fazer o interlocutor provar do próprio veneno. Pois bem, tomemos a passagem, aliás, única onde ocorre o termo poimenas, pastor (sim, só há uma ocorrência do termo em relação à função na Igreja em todo o NT), com alguns destaques iniciais:

   1) E ele mesmo deu (Ele quem? Jesus!)
   2) uns para apóstolos, 
   3) e outros para profetas, 
   4) e outros para evangelistas, 
   5) e outros para pastores 
   6) e doutores,
   7) (Com qual objetivo?) Querendo o aperfeiçoamento dos santos, 
   8) para a obra do ministério (Ministério?), 
   9) para edificação do corpo de Cristo
   Efésios 4:11,12

Para que possamos fazer uma breve análise exegética transcrevemos os dois versículos em grego:

Efésios 4:11 – Original grego

Efésios 4:12 – Original grego

Continua após a publicidade

Este aplicativo é fantástico e gratuito. Pra quem gosta de ler basta ir comprando os títulos eletrônicos, geralmente mais baratos que o livro comum, e ir montando sua biblioteca. E há também muitos títulos gratuitos. Leio mais rápido, consigo destacar partes do texto, marca a página pra mim e ainda permite sincronizar com meu PC ou tablet. Simplesmente excelente!

Sigamos… Dê uma olhada nos textos, veja que destaquei algumas palavras com um sublinhado vermelho. O que elas tem em comum? Estão todas no masculino, seja no singular ou plural. Todas! Um apressado concluirá: Confere com a colocação predominante. Deus só chamou pastores! Mas retornemos ao texto.

Costumamos dar hierarquia às palavras, especialmente aos títulos. Note a sequência que repito para você não ter que voltar ao texto lá atrás: 1) apóstolos 2) profetas 3) evangelistas 4) pastores 6) doutores ou mestres (no original, didaskalos, professores). Temos um primeiro problema. Na estrutura de autoridade da igreja moderna, que obviamente não reflete os cargos do texto em sua necessidade funcional, pastor é o que há de mais elevado. Ainda que a maioria das ADs tenham um pastor presidente, ele não deixa de ser um… pastor! Só que o texto inverte um pouco as coisas. Apóstolos já não temos, não como no NT. Mas, por que cargas d’água profetas estariam adiante de evangelistas e pastores, até mesmo que mestres?

Hierarquia das funções em Efésios 4:11

O segundo problema é que não há dúvidas que mulheres são e foram usadas como profetas na Igreja! Afinal pra que o Espírito Santo as encheria em Atos 2, se não para usá-las em todos seus dons, conforme sua vontade. Isto traz um problema adicional: os termos estão todos no masculino. Pela ótica daqueles que dizem que não há pastoras aí, o que é verdade, jamais teríamos profetisas, pois só há profetas no masculino! Ou vamos mudar o raciocínio?

Para adensar um pouco as coisas o termo profetisa só ocorre duas vezes no NT grego, em Lucas 2:36 e Apocalipse 2:20. A primeira se refere a Ana, portanto, uma mulher do velho pacto, ainda que sobrevivente no novo, se é que me entendem. A segunda Jezabel, símbolo da igreja caída. Claro, existem as quatro filhas de Felipe, em Atos 2:9, que profetizavam, apesar de o texto não fazer referência a se tinham essa função na Igreja Primitiva ou não.

Como as coisas podem piorar um pouco vamos dar um pulo na lista dos dons de I Coríntios 12:8, inclusive profetizar. Sabem o que há por lá? Todos os pronomes (a um, a outro) estão no masculino. Daria Deus seus dons somente aos homens? Pela lógica dos contrários, já que não há menção a mulheres, logo todos os dons restaria restritos ao sexo masculino.

Agora que seus neurônios estão fervendo, procurando uma saída, retorne uma vez mais a Efésios 4:11. Que última palavra temos aí? Didaskálos! Será que não temos mestres mulheres na Igreja? Será que uma Barbara Friberg, co-autora do Novo Testamento Grego Analítico, utilizado por 10 em cada 10 seminaristas que estudam a língua de Homero não se encaixa no perfil? Aliás, as mulheres são pródigas na área de filologia. Aqui mesmo já retratamos uma missionária brasileira que criou um dicionário para uma língua oral de um tribo e os evangelizou, os jarawaras*. E há diversas iniciativas semelhantes mundo afora encabeçadas ou auxiliadas por elas.

Novo Testamento Grego Analítico

O que dizer do imenso contingente de irmãs que militam em nossos seminários? Das que ensinam nas EBDs? Da que se dedicam a ensinar crianças? Pode não significa muito para a maioria, mas elas estão cuidando das sementinhas que crescerão e darão frutos. Para todos os efeitos são mestres, ao menos no sentido genérico do termo. E se levarmos em conta os milhares de estudos nos quais são preletoras e livros que escrevem aí é que perdemos a noção.

Note que fiz questão de inserir Efésios 4:12, para falar da finalidade de tais funções na Igreja. Paulo afirma com todas as letras que é para o aperfeiçoamento dos santos, no masculino. Ora só os homens serão aperfeiçoados? Certamente que não!

A última pá está na lista dos chamados dons ministeriais. Ela está em I Coríntios 12:28: “E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas”. A pirâmide muda um pouquinho:

Hierarquia das funções em I Coríntios 12_28

O que temos aí? Primeiro, que os profetas eram tidos na mais alta conta (Barclay lembra, citando o Didaquê, que podiam até mesmo alterar a liturgia de um culto nos dias da Igreja Primitiva). Aparecem em segundo lugar, a mesma posição da hierarquia de Efésios 4:11. Segundo, não aparecem os pastores (era apenas função?). Terceiro, exceto, obviamente, pelos apóstolos e, com alguma concessão, governos, em todos os outros níveis temos mulheres exercendo tais funções em nossas igrejas. E… TODOS os cargos estão no masculino! Chegamos assim ao crachá. Fazer tudo que o homem faz podem, só não portar o tal objeto!

Esse tipo argumento se torna mais risível ainda ao sabermos que até o termo discípula resta comprometido, visto que só existe uma única referência a ele em todo o NT, em Atos 9:36. A ser seguido o raciocínio implicaria dizer que quando Jesus disse: “Ide e fazei discípulos… (Mateus 28:19)” só se referiu a discípulos do sexo masculino.

Com a palavra os contrários à ordenação!

Leia aqui e aqui no blog sobre as falácias da ordenação feminina.

Leia sobre os Jarawara no link abaixo

 

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

15 Comentários

  1. Otoniel disse:

    Perfeito…

  2. Otoniel disse:

    Perfeito! Com a palavra, os que discordam…que pelo menos sejam sensatos e sem apelações ridículas.

  3. Eu não tenho nada contra mulher no pastorado, desde que não chegue a pastora presidente.
    Hahaha

  4. Jones disse:

    Perfeito sua colocação mestre!
    Vejogos o grande trabalho que muitas mulheres de pastores desenvolvem ao seu lado, porque não considerar as mesmas como pastora?

  5. roberto rocha disse:

    em 1º lugar glorifico a Deus pela saída dos Câmaras do nosso meio! Essa turma foi contaminada pela síndrome de Lúcifer,cargos e posições a qualquer preço! Já imaginou,eles de posse da nossa CPAD? O que está um pouco ruim,iria ficar pior! agora quanto ao seu artigo,vc frisou a Barbara Friberg,como mestra, ela é uma exceção e não uma regra,assim como foi Débora,que surgiu no cenário pq um homem não assumiu a função que era dele! Juízes 4:6.9. É sempre assim quando não tem ninguém, Deus pode usar até uma jumenta! É a mesma coisa no lar, se o homem não assumir a sua função de varão e cabeça, a mulher o será! Agora não vamos misturar dons Espirituais, com dons ministeriais! Joel já havia profetizado que os dons espirituais,seria para homens e mulheres. Joel 2:28,29, Agora a Bíblia é cheia de exemplos que a chamada ministerial, é somente para Homens,( com H maiúsculo,kkkkkkkk!!!!!!), basta o exemplo da chamada sacerdotal para Arão,Levítico 8:1, pq será que Deus não chamou a mulher de Arão para o sacerdócio? será que Deus é um machista? kkkkkk!!!!! E no novo testamento,vemos o exemplo de Jesus,que chamou doze machos, para o Apostolado, e isto depois de passar a noite toda orando! Lucas 6:12,16. com certeza. Ele orou para que o Pai e o Espírito Santo tivesse participação nesta escolha! Pq será que Jesus não chamou nenhuma mulher, para esta função? Será que como o Pai, Ele tb era um “machista”?Ou jesus teve receio da sociedade da época, que não toleraria essa escolha? Já imaginou jesus com medo da reação das pessoas? Os ALOPRADOS de hoje, são mais corajosos,do que Jesus! kkkkkkk!!!!!!!!!!!. e em Atos, com a vacância do cargo de Judas Escariotes, pq será que os apóstolos não escolheram uma mulher, para assumir esta vaga? vejam que nem uma mulher entrou no sorteio, foram dois homens,poxa que desprezo com as mulheres! Atos 1:23, Eles poderiam quem sabe, colocar a mãe de jesus ( Afinal não seria qualquer uma!) Será que eles tb tiveram medo das reações da sociedade machista da época? pq será que quem não compactua com essa bagunça, é tachado de machista, e não de biblicista? Graças a Deus que faço parte de uma igreja,onde a mulher é valorizada e desempenha trabalhos lindos para Jesus! Agora mulheres não queiram desempenhar uma função para a qual vocês não foram chamadas, não existe base bíblica,e rejeitem a consagração de “pastoras, por esses aloprados” ! Não deixem que a síndrome de Lúcifer,lhes contaminem!

  6. roberto rocha disse:

    Ah,ia me esquecendo, as nações pagãs é que tinham o costume de separar mulheres para o ministério sacerdotal,onde rolavam as piores orgias! Pq será que o diabo gosta tanto de usar as mulheres? Foi assim desde o principio,já dizia o machista Paulo, I Tm 2:14. Não vamos deixar que esse tipo de paganismo cheguem no arraial da nossa e querida Assembleia de Deus, já bastam as outra mazelas que existem, dentre elas pastores com cargos políticos! esses caras deveriam renunciar ao pastorado!

  7. Daladier Lima disse:

    Meu nobre, há mais de dez anos temos pastoras consagradas. Eu disse, mais de dez anos…

  8. Daladier Lima disse:

    Quando não se conhece certas coisas que há algumas décadas já campeiam nossas igrejas e agremiações eclesiásticas…

  9. roberto rocha disse:

    Amigo blogueiro, Você tá juntando tudo? madureira,vitória em cristo,Câmaras… e outra assembleias fajutas que consagram mulheres para o pastorado? Nunca considerei esta turma como assembleianos legítimos, são made in China! E por isto saíram do nosso meio,e acho até que a convenção poderia entrar na justiça para que essa turma mudassem de nome! O interessante que os “apóstolos machista”,nem mulheres consagraram para o diáconato! Pq somente sete homens e não também vossas mulheres ? Ainda que alguém queira empurrar que Febe, era uma diaconisa,somente pq Paulo a chama de serva! No sentido geral da palavra todos são Diáconos, até Jesus que é reconhecido como servo. Agora para a separação, só os homens tiveram essa honra, e quem quiser questionar, vá questionar com Deus!

  10. Daladier Lima disse:

    Todas as ADs de alguma maneira burlaram o estabelecido em I Tm 2:11,12 e I Co 14:44,45. TODAS! Então…

  11. Roberto Rocha disse:

    Fui em I Co 13:44,45 não achei nada,concernente a este assunto,fui no II Co também não. Em I Tm 2: 11, fala justamente de autoridade, liderança…. e a mulher não foi chamada para isto! Pedro diz que ela é inferior, é um vaso fraco,não foi criada para determinadas funções. I Pd 3:7. Ela foi criada para ser uma adjutora, foi assim, desde o princípio! Triste de uma igreja,cuja líder é uma mulher, não reúno nunca em uma igreja desta!

  12. Daladier Lima disse:

    É I Coríntios 14:34,35: As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.
    1 Coríntios 14:34,35

  13. souza disse:

    EU tenho é pena da mulher do nobre Roberto Rocha,isso se ele for casada, meu Deus quanta insanidade,sera se ele não lê a Bíblia ou é míope.Se devemos considerar uma AD original e AD DE BELEM DO PARA que é Dirigida pelo Camara essa sim é original.

  14. souza disse:

    As outros são todas filha da mãe, inclusive a de Belenzinho, queiram ou não. que coisa bonita em. GLORIS A DEUS POR ISSO

  15. Roberto Rocha disse:

    Souza, a igreja católica um dia também foi original! Pena que por falta de sabedoria dos lideres, a igreja mãe, caiu em péssimas mãos! Sou casado sim, e bem casado por sinal,faz trinta anos que Deus me deu uma excelente adjutora, e que compartilha comigo dos mesmos sentimentos! mande me o seu email que lhe passo o número do celular dela, aí vc. fala diretamente com ela,para saber como é o nosso relacionamento. Uma coisa posso te afirmar, é um pedaço do céu, o meu lar!”