Sertão: A janela 10/40 brasileira que não interessa a quase ninguém!

Dá-se o nome, prezado leitor, de janela 10/40 à coordenadas geográficas do mapa mundi na qual estão alguns dos mais perigosos países para a pregação do evangelho. A referência é chamativa e serve até mesmo a propósito nada cristãos. Destacamos a importância de termos em mente que algumas pessoas no mundo não podem testemunhar de Cristo, nem ir à uma igreja. Devemos orar por este objetivo.

Porém, temos algo parecido no Brasil. Sim, prezados. Nesta faixa marrom do mapa abaixo é quase proibido falar do Evangelho. É o Sertão brasileiro! Em alguns lugares se perde o emprego. Em outros se perde a família. A hegemonia católica se impõe e desafia o evangelismo. Pior, algumas igrejas brasileiras afeitas à região fecham os olhos. A alegria que existe, por vezes, para enviar um missionário em missões transnacionais não é a mesma para enviar alguém até Cajazeiras ou ao Sertão do Piauí.

Oremos por nossa janela 10/40. Pode não chamar muito a atenção, mas há almas perdidas nela. Segundo levantamento da Ultimato, há 182 cidades no Sertão brasileiro com menos de 1% de evangélicos. É um desafio e tanto para os moveres que nos comovem.

Sobre o autor | Website

Insira seu e-mail aqui e receba as atualizações do blog assim que lançadas!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

18 Comentários

  1. Dani Cordeiro disse:

    Vamos Eavngelizar, pois o Idem de Deus é pra todos, ñ apenas para paises longes , que Deus possa despertas as Igrejas para o trabalho aqui no Sertão.

  2. conheço muito boa parte dessa regiao e uma coisa interessantissima sobre as igrejas nesses lugares e que quando vem algum missionario sulista ou de outros luigares se isntalam nos centros urbanos e pronto os sitios e zonas rurais ficam desastidos

  3. lembrando ainda que as igrejas empresas da midia nao abrem igrejas nas cidades pobres e quando abrem fecham logo em seguida por que nao ocnseguem arrecadar o que eles estao atas $$$$

  4. e falando em pregador ou missionário cantor e praticamente impossiveltrazer uma celebridade do meio gospel para atrair publico em eventos evangelistico eles cobram os olhos da cara para tazer um cantorzinho dos mais pes de chinelo eles cobram no minimo 8 mil reais em eventos fechados ou seja ambientes fechados (igrejas ) se for aberto cruzada praças tc ai meu filho pode se preparar para arrumar 20 mil rs rs

  5. terminando a reflexão conheço pastores que em suas igrejas somando tudo não tem 1000 mil reais por mês para manutenção da igreja e da família ai fica complicado ninguém quer vir fazer missão nesses lugares geralmente os artistas peguntam logo vou pregar para quantas pessoas ? ou cantar ? se forem 50 80 100 pessoas então esquece não posso perder tempo com poucas pessoas

  6. NESTA JANELA 10/40 BRASILEIRA, É POSSÍVEL SE SABER AS CIDADES DO INTERIOR DE CADA REGIÃO MENOS EVANGELIZADAS?
    OBRIGADO
    IVAN VASCONCELOS
    vasodebarro14@gmail.com

  7. Daladier Lima disse:

    Prezado Ivan, infelizmente não tenho estas informações, mas na página do Missionário Ronaldo Lidório há muitos dados sobre o assunto abordado.

  8. Miguel disse:

    Me desculpe mas não concordo com o título da publicação, sou do Sudeste e a 3 anos moro no RN e tenho visto muita gente interessada com o Nordeste e como eles dizem: “A lei dos crentes” tem crescido muito aqui, hoje para mim a 10 x 40 brasileira é o Sul do país!
    É injusto com os que aqui estão dizermos que não interessa a quase ninguém!
    Pr Miguel

  9. Daladier Lima disse:

    Prezado Pr. Miguel,

    Como pode ser observado na imagem, o foco da postagem é o Sertão nordestino, compreendido entre Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Bahia, Alagoas e Maranhão. Há no perímetro 182 cidades com menos de 1% de evangélicos. E seis mil assentamentos sem a presença de uma igreja!

    Embora hajam iniciativas evangelísticas as mais diversas, não interessa muito porque o perfil econômico do Sertão é dos piores.

    Abração!

  10. Missionária Elizabete Anjos disse:

    É tão difícil pensar que as pessoas estão tão preocupadas em ganhar aqui e perder a eternidade com nosso dose Jesus

  11. Missionária Elizabete Anjos disse:

    Tem tanta gente se fazendo de iniçente.que esqueçe do que Jesus disse! Cuidado com os falsos profetas.ou lobos devoradores. Até mesmo com os falso mestres.acorda igreja Jesus tá as portas. E a prestação de contas está próxima.

  12. É Engraçado.Ficam nos observando e não observam Marcos 16.15.Por que não vão cuidar da vida deles. Eu não me filiei a nenhum partido politíco, e não foi pra causar divisão . Ide.Já diz bem claro.Eu já quero ir há muito tempo,mas senti um desejo diferente do pastorado agora.Quero ir lá no deserto,buscar ovelha perdida precisando de ajuda…Eu quero passar fome,sede,calor,sentir um pouco do que o povo nordestino do nosso país sente,sofre,sente.Passar como obreiro aprovado.Se eu voltar atrás,Deus não se agradará de mim ,sentir que nem só de pão viverá o homem,mas de toda Palavra de Deus.Aqui a pobreza também,mas a aguá potável,há chuva,há solo fértil,o contraste,é muito diferente.Um mendigo de rua aqui tem mais condições, do que o sertanejo lá.Mais eu vou lá.Sê Deus quiser,em nome de Jesus Cristo,eu vou ajudar o povo sertanejo,ou pelo menos tentar. São meus conpatriotasFazem parte da minha nação,e quero unir as minhas forças .

  13. Kelly disse:

    O Sudeste também precisa muito de Cristo. Sodoma e Gomorra perde é feio para Rio e São Paulo. O nordestino quando se converte não pensa em prosperidade e sim na vida eterna com Jesus!!!

  14. Alberto disse:

    onde moro e uma comunidade muito violenta no Rio de Janeiro e tem uma igreja do lado da outra. e cada dia que passa surge mais uma, mas nada posso fazer enquanto eu estiver vivendo debaixo de regras de um líder espiritual. mas estou me preparando no seminário para andar com meus próprios pês. e se ninguém me enviar, eu vou sozinho mesmo até àqueles lugares que ninguém quer ir. tenho um grande sonho, de pregar o evangelho no interior de algum estado do Brasil.

  15. Emília Asevedo disse:

    Excelentes reflexões, vou aproveitar minhas férias da faculdade, para desenhar um mapa sobre essa janela 10/40 brasileira, e apresentar seus preciosos dados na nossa oração missionária, muitas irmãs, não tem acesso a net, e nem fazem ideia de tais dados, temos que direcionar nossas súplicas a Deus para estes Estados, que clamam por socorro, como posso sempre compartilho seus links, Deus continue lhe usando pastor!!!!!

  16. Nano Suárez disse:

    E se começarmos criando células nos lares?
    E se seguirmos discipulando e treinando missionários?
    E se cada um membro virase um ministrante da palavra?
    Teríamos igreja primitiva de base suficientemente fortalecida, ramificada, e operante no espírito de Cristo.
    A melhor referência que tenho a saber é a do Pr. Robert Lay, o criador das igrejas em célula no Brasil. É um Pastor de Origem Alemão, Menonita, e com um extenso currículo a nivel internacional. Podem pesquisar e consultar no seu site.
    E se de algo serve, posso ser EU quem colabore para abrir células, me arrumem um lugar onde morar e levar minha esposa, e levarei Cristo aos seus lares, em breve. wsapp de contato. (91)989433110
    * só mensagem de texto.

  17. Zilton disse:

    Ah, meu caro Daladier… Esses lugares, 90% não “dão lucro”, um “pastor” dificilmente vai tirar um bom salário dos dízimos e das ofertas da Igreja que for plantada… É melhor abrir uma Igreja em Miami Beach ou em Bocca Raton…

  18. Daladier Lima disse:

    Verdade, nobre amigo.