EBD Estudos Daladier Lima

Sete coisas que você pode não saber sobre a Lição 03 de Adultos

Você sabe como se escreve o nome Moisés em hebraico? Quantas pessoas das que saíram do Egito entraram em Canaã? Quantas vezes ocorre a condicional SE em Hebreus? Vem comigo!

Prezados 300 leitores, venho aqui fazer um pequeno exercício sobre a Lição 03 – A superioridade de Jesus em relação à Moisés, trazendo dez coisas que você pode não saber sobre a lição do próximo domingo.

1) Que o nome Moisés se escreve Môshé, em hebraico? E significa tirado das águas, era filho de Anrão e Joquebede, da tribo de Levi?

Lê-se, Môshé

2) Que o nome Moisés ocorre: 290 vezes em Êxodo, 86 em Levítico, 233 em Números, 38 vezes em Deuteronômio e 59 em Josué. Na Bíblia toda são 783 vezes. Setecentos e quatro no Velho Testamento e 79 no Novo.

3) Que Moisés era tão importante para o Judaísmo que muitas vezes seu nome é tomado pela Lei (Torá) (Mateus 19:7,8; Lucas 16:29,31; 24:27, 44; Atos 13:39; 15:5; I Coríntios 9:9) e até mesmo quando alguém se referia ao Pentateuco ou ao seus livros, dizia o livro de Moisés (Marcos 12:26; Atos 15:21; 21:21)?

4) Que no texto da lição (cap. 3) há quatro ses?

se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até o fim (v. 6b)

se hoje ouvirdes a sua voz (v. 7b)

se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até o fim (v. 14b)

…Hoje, se ouvirdes a sua voz… (v. 15b)

Todos em conexão com a condicionalidade da salvação da parte do homem. Assim como Moisés tirou o povo do Egito, mas nem todos chegaram a Canaã, mesmo sendo israelitas e servos do Deus Altíssimo, nem todos chegarão a Canaã celestial.

O termo condicional se aparece oito vezes em Hebreus: 3:6, 7, 14, 15; 4:7; 6:3; 10:38 e 13:23.

5) Que a palavra apóstolo não se referia à hierarquia alguma e significa, simplesmente, enviado? Um embaixador. O Sinédrio tinha seus apóstolos, enviados para alguma missão. Essa conotação de hierarquia passou a importar porque os primeiros apóstolos foram aqueles que privaram da companhia de Jesus, exceto, Paulo e, ao que tudo indica, Barnabé, ocupando lugar de preeminência. Infelizmente, hoje o termo se traduz por jactância, quando não há mais um cargo para atribuir a alguém, típico de organizações credencialistas.

6) Que os milagres, como perigo de nos acostumarmos com o sobrenatural, não são indicativos de salvação? Os judeus viram alguns dos maiores milagres da história humana, mas nem todos eram convertidos de coração. O próprio Jesus exclamou: Se não virdes sinais e milagres, não crereis (João 4:48). O perigo dos milagres é banalizar a ação de Deus e fazê-lo depender das nossas necessidades.

7) Que somente três pessoas dos que saíram do Egito entraram em Canaã? São eles: Josué, Calebe e Eleazar. Este último faleceu em Josué 24:33

Leia, ensine, compartilhe!

Acesse no subsídio sobre a lição 03 – A superioridade de Jesus em relação à Moisés

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Roberto Rocha disse:

    três pessoas,sem excluindo as esposas e filhos dos mesmos? creio que eles eram casados,pq Josué falou : Eu e minha casa serviremos ao Senhor!

  2. Roberto Rocha disse:

    Excluindo o ‘sem”

  3. Dannilo Stelio disse:

    Excelente !

  4. Valdinei disse:

    Não foram apenas 3 pessoas das que saíram do Egito que entraram em Canaã. Impossível saber quantas. É preciso entender que a contagem ou o senso era feita somente dos homens acima de 20 anos Nm 1.1-3. Quando Deus disse que somente Josué e Calebe entrariam na boa terra (claro que Eleazar tb entrou), Ele estava referindo-se aos homens com 20 anos ou mais que foram arrolados no senso Nm 14.28-29. Todos os restantes, ou seja os filhos abaixo de 20 anos e mulheres não foram inclusos nessa restrição. Pelo contrário, eles foram os que entraram em Canaã vv. 31, 33. Por isso, em Js 3 vemos esses filhos serem circuncidados vv 1-7.
    leia: “Foi esta a razão por que Josué os circuncidou: todo o povo que tinha saído do Egito, os homens, todos os homens de guerra, eram já mortos no deserto, pelo caminho.” v. 4.

  5. Daladier Lima disse:

    Boa observação. Entretanto, na ausência de um versículo que apoie a premissa, quero crer que as mulheres de mesma idade também ficaram pelo caminho, haja vista que nas muitas vezes em que os homens pecaram, as mulheres estavam com eles.

    Grato!