EBD Estudos Reflexões Daladier Lima

Atenção, professores da área da EBD!

Atenção, professores da área da EBD!

Primeiro, leiam esta notícia da coluna do Lauro Jardim, na VEJA:

Jardim Secreto

O título da nota não se refere, é claro, ao notório colecionador de carros de luxo Fernando Collor. Mas de livros: o mais vendido do Brasil na semana passada voltou a ser um vistoso livro para colorir, Jardim Secreto, de Johanna Basforrd. Vendeu 12 762 exemplares, de acordo com a pesquisa da Nielsen. Bateu Philia, do Padre Marcelo Rossi, que liderou o ranking na semana anterior (leia mais aqui), que ficou espremido por dois livros da mesma autora: a terceira colocação foi de Floresta Encantada.

Então, prezados professores de classes infantis na EBD, vejam como atividades muitas vezes desprezadas por muitos hoje em dia estão caindo no gosto popular foras das igrejas! Infelizmente, enquanto muitos professores acham maçante mandar suas crianças colorir imagens que remetem à Bíblia, mais de 12.000 pessoas, muitas delas adultas, compraram um livro para colorir.

Isto me faz lembrar um post que fiz aqui, dias atrás, sobre os sete erros do professor de EBD. Nele falava que muitos professores ignoram o valor de um quadro, um mapa, uma gravura, um datashow. E trouxe um estudo científico do valor de tais recursos. Observe as tabelas abaixo[1]:

Retenção na aprendizagem - Tabela 1

Retenção na aprendizagem - Tabela 2

A primeira diz respeito à retenção em si mesma, avaliada de maneira geral. A segunda diz respeito à retenção através do tempo. Não deixam dúvidas que uma aula enriquecida com materiais audiovisuais trará maior aproveitamento para os alunos. O professor não pode exagerar na dose e deve estar familiarizado com o material apresentado. Do contrário, o tiro sai pela culatra.

Por fim, sabemos das inúmeras dificuldades de adquirir lápis de cor e outros materiais para a classe. Isto não impede de insistir em sua necessidade.

Abração!

Leia também: Os sete erros do professor de EBD

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!