Como a CPAD perdeu quase todas as oportunidades em Gênesis!?

Em que pese meu respeito ao nobre comentarista da lição do trimestre atual, a CPAD perdeu uma oportunidade excelente de munir seus alunos sobre o Criacionismo na Escola Dominical. Temas como Design Inteligente foram incrivelmente deixados de lado. A própria estrutura do livro de Gênesis foi prejudicada em detrimento de pontos genéricos e superficiais. Somente as três primeiras lições fazem jus ao nome.

Confesso minha preocupação porque a evolução é amplamente disseminada nos meios acadêmicos, tendo chegado com força às séries mais básicas do ensino secular. Irmãos e irmãs são bombardeadas por esta matéria diariamente. Claro que não podemos esperar um contraponto massudo (até pelo espaço da lição), mas até mesmo outras premissas foram esquecidas. Sei que a lição não é um tratado teológico, nem científico, mas as circunstâncias não perdoam.

Doutrinas essenciais como a onipotência de Deus foram negligenciadas. Pouco ou nada sobre a Trindade. Silêncio sobre as dispensações, quase nada sobre as alianças. Angelologia, soteriologia, teologia… Entendo que o livro de Gênesis é o princípio de tudo, inclusive do corpo doutrinário que defendemos. Praticamente só não está lá uma parte da pneumatologia, escatologia e eclesiologia. Li também o livro e o achei muito fraco.

Voltando à lição, do ponto de vista teológico, o comentarista gastou três lições com Noé e nenhuma com Jacó, um homem do qual o livro de Gênesis de ocupa diretamente em treze capítulos! Uma lição sobre Abraão e mesmo assim num episódio adiantado de sua biografia. Sobre José só uma lição quando a partir do capítulo 37 toda a história gira em torno dele até o capítulo 50?

O correto seria dividir o livro em partes e analisá-las a cada trimestre. Desculpem a franqueza:

Perdemos uma grande oportunidade!

Isso não é motivo para deixarmos de ir à EBD, muito pelo contrário O pouco que aprendermos nos será útil e os professores mais inteligentes suprirão as lacunas. O problema é que a maioria não terá condições de fazê-lo nos melhores termos. Uma falha monumental destas nos faz perder tempo no mundo dinâmico em que vivemos. E não podemos culpar ninguém!

Sobre o autor | Website

Insira seu e-mail aqui e receba as atualizações do blog assim que lançadas!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

4 Comentários

  1. Marcelo José disse:

    Como sempre, seus comentários são sempre pertinentes. Diante dessa situação, o melhor mesmo é tentar abordar os temas ausentes, conforme sua recomendação. Vou buscar recursos para explorar essas temáticas. Grato.

  2. Fabio Fidelis disse:

    Prezado pr,
    Infelizmente irei buscar outros recursos para trazer algo que possa melhorar a aula
    Grato.

  3. Mario Sérgio disse:

    Concordo com você caro colega. Pena que certos temas ficaram de fora. Na verdade sobre Gênesis se podia ficar estudando o ano todo tal é a riqueza do livro.

    Abraço!

  4. Claudio disse:

    Os recursos estão disponíveis vamos correr atrás e explorar as aulas com bastante conteúdo ❕