Notícias Reflexões Daladier Lima

Crônica das eleições na CGADB

Domingo, cerca de 23:00h. Recebo uma ligação de uma pessoa de baixa estatura ética, cujo prontuário moral, cheio de anotações reprováveis por todo o Brasil, talvez não o credenciasse para a posição espiritual que ocupa. Mas é PhD em bajulação. Isso muda tudo, outra vez. Estava eufórico. Anunciava que seu candidato havia ganhado. Eu madornava, pois havia ido dormir 40 minutos antes. Chegara do culto e caí na cama para acordar hoje às 05:30h como sempre faço, afinal preciso trabalhar. Como do suor do meu rosto. Não tenho uma sinecura para mamar fazendo salamaleques para autoridades eclesiásticas…

A criatura petulante, que ostenta em seu currículo um curso superior, mesmo sem ter diploma e mal frequentado algumas aulas (que nível ético, hein?), vai despejando: “Saíram os resultados. Meu candidato ganhou. Foram 14.675 votos”. Só tive tempo de retrucar: “E daí? O que muda nossa vida?” Ele desligou. Não quer conversar, quer achincalhar. Sequer tinha o seu número em minha agenda e nunca lhe forneci o meu, pouco lhe dirijo a palavra e confesso evitar contato. Não é comum falar com ele, até porque não é do tipo de pessoa que tenho no rol de amigos mais chegados. Não costumo andar com pessoas de caráter duvidoso. Sigo aquela máxima: “Diz-me com quem andas e te direi quem és!”.

É bom registrar que nenhum amigo recebeu quaisquer propagandas de minha parte. Sei exatamente quais candidatos minha Convenção estava apoiando. Apenas os mantive informados a respeito do “outro lado”, aquele demonizado pela situação. Acho importante para tomarem suas decisões. Os amigos mais chegados são pessoas informadas e votaram em quem quiseram. Este cidadão medíocre deve ter visto alguns posts racionais em grupos no WhatsApp, que replicaram como nunca os posts do blog e aí pegou meu número em algum lugar ou com alguém. Daí se achou no direito de me ligar pra tirar onda. Acho que ele esqueceu que eu tenho um blog, que fala a milhares de pessoas, no qual posso expressar minha opinião pessoal, resguardada pelo artigo 5º da Constituição Federal.

Obviamente, fui procurar as notícias. De fato, o favoritismo se confirmou e os números estão em toda parte, apesar de a eleição estar sub-judice e as inúmeras contestações começarem a ter efeito hoje. E eles confirmam o que afirmo aqui desde há muito tempo. As possibilidades de mudança na CGADB são remotas, porque tudo depende dos pastores presidentes. E estes fazem questão de preservar o status quo. Ou seja, preferem que nada mude. Aliás, o verbete CGADB é um dos que mais rendem audiência ao blog. E, como os mais antigos leitores sabem, ocupo-me há dez anos da CGADB que precisamos x A CGADB que temos. É fácil fazer as contas: se alguém parte com 40 das 56 convenções é uma muralha quase intransponível.

Não sou dos idealistas a respeito do Pr. Samuel Câmara, muito do que dizem a seu respeito deve ser verdade e nem acredito que pudesse efetivamente fazer as mudanças que anuncia, visto que não depende apenas de si mesmo. Porém, é um empreendedor nato. O outro candidato respira mofo e pouco ou nada fará. Neste contexto, se o primeiro pouco ou nada faria, o outro fará nada e algo mais! Aliás, se Trump se elegesse ali pouco ou nada poderia fazer. A CGADB existe apenas para si mesma e para sua oligarquia. E esta não é apenas a minha percepção.

Os números da CGADB

Com 71.854 ministros filiados, não conseguiu inscrever para uma eleição on-line (que obviamente não depende de deslocamento, hospedagem e refeições fora de casa, facilitando tudo o mais) metade desse contingente. Houve 30.648 votantes e destes apenas 23.019 compareceram. Uma abstenção absurda de 7.629 pessoas. Eu atribuo isso à apatia generalizada entre os ministros, lideranças de uma igreja centenária, mas engessada com a concentração de poder nos altos escalões. Conversei com alguns deles que não queriam nem ouvir falar das eleições.

E se levarmos em conta que estas 30 mil inscrições foram alcançadas com muito esforço e dinheiro das Convenções, muitas das quais pagaram anuidades e inscrições para alcançar esse menos da metade de filiados, tomamos ciência de quanto é necessário mudar a entidade. Eu acredito tanto em mudanças ali com a atual administração, que nem ia fazer inscrição, mas por insistência de um membro da Secretaria de minha Convenção mudei de ideia.

Como já informamos, este “esforço” resultou na inscrição de mortos e desligados. Mas o que é isso diante de tantos outros desvios éticos? A votação, por exemplo, ficou marcada pelo descumprimento contumaz de determinações judiciais. Aliás, por falar nisso, hoje inicia mais uma etapa judicial.

Ainda não se abriu a conciliação e os demais dados que provariam a inscrição de inúmeras pessoas em atraso com suas anuidades, pagas de última hora, e a inscrição à revelia, que é aquela da qual o inscrito não tem ciência. Pipocaram relatos de fraudes, algumas das quais, obviamente, precisam ser comprovadas e em outros casos a comprovação é abundante, como já relatamos aqui.

O que faremos daqui por diante?

Bom, como eu disse o blog bate nesta tecla há dez anos. Continuaremos fazendo isto. Em algum lugar teremos um banner fixo com todas as propostas do candidato eleito e informações de todo o Brasil (minha rede aumentou significativamente agora) manterão os leitores informados do cumprimento das promessas de campanha. Desta vez ficou mais fácil, porque o último candidato eleito nem propostas apresentou. E apesar de todo achincalhe não desceremos o nível com mentiras e falsidades. Os dados serão reais.

Nos próximos dias, inclusive, deveremos passar por uma total reformulação de layout. É que a audiência cresceu significativamente e precisamos nos adequar. A cada dia de abril, por exemplo, se adicionaram 1.600 visitantes únicos. É gente que acessa o blog pela primeira vez. A Kinghost, onde o hospedo, tem enviando avisos constantes de que precisamos subir o nível do plano de hospedagem que temos, devido aos constantes engasgos de audiência.

Assumo a promessa de mantê-los informados. Devemos a vocês e a nosso trabalho árduo e constante o lugar onde chegamos. No pódio da vida já fomos eleitos!

A seguir a votação publicada:

PRESIDENTE:
WELLINGTON JUNIOR – 14.675 votos
SAMUEL CÂMARA – 8.145
CÍCERO TARDIM – 108 votos
Brancos 91
1º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO CENTRO-OESTE
SEBASTIÃO RODRIGUES DE SOUZA – 14.547
ANTONIO DIONÍZIO – 8.126
Brancos 346
2º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO NORTE
GILBERTO MARQUES – 14.725 votos
ISAMAR PESSOA RAMALHO – 7.822
Brancos 472
3º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO NORDESTE
PEDRO DAMASCENO – 15.288 votos
JOESER SANTANA – 6.842 votos
IRAN TOMAZ – 396 votos
4º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO SUDESTE
TEMÓTEO RAMOS – 14.459 votos
SAMUEL RODRIGUES – 6.479 votos
JESIEL PADILHA – 1224 votos
GESSÉ ADRIANO – 459
Brancos 398
5º VICE-PRESIDENTE – REGIÃO SUL
PERCI FONTOURA – 15.326 votos
IVAL TEODORO DA SILVA – 7.241 votos
Brancos 452
1º SECRETÁRIO – REGIÃO CENTRO-OESTE
ELIENAI CABRAL – 16.031 votos
GEOVANI NERES – 6.700 votos
Brancos 288
2° SECRETÁRIO – REGIÃO NORTE
PEDRO ABREU DE LIMA – 13.826 votos
JÔNATAS CÂMARA – 8.290
BARRINHO DO PARÁ – 494
Brancos 409
3º SECRETÁRIO – REGIÃO NORDESTE
ROBERTO JOSÉ DOS SANTOS – 14.755 votos
RAUL CAVALCANTE – 6.694
EVERALDO DA PARAÍBA – 1.131
Brancos 439
4º SECRETÁRIO – REGIÃO SUDESTE
ALBERTO SERAFIM – 13.979
CARLOS ROBERTO SILVA – 7.474
NILSON O ABENÇOADO – 946
Brancos 620
5º SECRETÁRIO – REGIÃO SUL
ADALBERTO DUTRA – 14.687
JOSUÉ CIPRIANO – 7.765
Brancos 567
1º TESOUREIRO
ÁLVARO SANCHES – 15.195
IVAN BASTOS – 7.378
Brancos 446
2º TESOUREIRO
NEHEMIAS ARAÚJO – 14.814
JONAS FRANCISCO DE PAULA – 7.650
Brancos 555
3º TESOUREIRO
EDSON VICENTE – 13.643
ADAILTON ARAÚJO – 6.437
ALEXANDRE GUEDES – 1.664
ANTONIO MANOEL – 674
Brancos 601
CONSELHO FISCAL 1ª REGIÃO – REGIÃO CENTRO OESTE
RINALDO ALVES – 14.212
EFRAIM DE MOURA – 7.067
JEZIEL GUSMÃO – 1.140
Brancos 600
CONSELHO FISCAL 2ª REGIÃO – REGIÃO NORTE
PAULO MARTINS NETO – 14.855
ENALDO BRITO – 7.569
Brancos 595
CONSELHO FISCAL 3ª REGIÃO – REGIÃO NORDESTE
ISRAEL FERREIRA – 14.221
EDUARDO LEANDRO – 7.122
ORLEDE – 1.078
Brancos 598
CONSELHO FISCAL 4ª REGIÃO – REGIÃO SUDESTE
LUIZ CEZAR MARIANO – 14.987
OTONI DE PAULA – 7.454
Brancos 578
CONSELHO FISCAL 5ª REGIÃO – REGIÃO SUL
JAMIR BRITO – 14.470
PAULO TERRA – 7.838
Brancos 711

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

  1. Miqueas Cipriano disse:

    E agora com os resultados das eleições, eles dirão como o Apóstolo Paidomiro Pantiago: Glorifica de Pé Igreja, Vencemos as eleições da transparência!

  2. Paulo Lopes disse:

    Meu muito obrigado por nos manter informados, trazendo os fatos como eles são. Continui assim. Deus continue te abençoando!

  3. Pr. Daniel Santos disse:

    Nobre, a Paz do Senhor Jesus.
    Faço parte do grupo de novas pessoas que acessam seu site diariamente.
    Infelizmente, essas eleições da Geral nos abriu os olhos, para ver aquilo que não queríamos ver: a SGADB (Com “S” mesmo, “S” de SINDICATO, a partir de hoje vou chamá-la assim, porque pra mim não se trata de uma Convenção, mas de um Sindicato, da pior espécie) é pior do que a CUT ou a Força Sindical, pois pelo menos, eles nós sabemos que servem e adoram o pai da mentira, mas muitos da SGADB ainda pregam uma pseudo-santidade.
    Uma entidade que não obedece as leis de seu país, e muito menos a Bíblia Sagrada.
    Deus tenha misericórdia!
    Em Cristo;
    Pr Daniel Santos
    Presidente da AD em Itu/SP

  4. Romacre disse:

    Gosto de sua postagem. A lealdade na apresentação dos fatos, a transparência da opinião pessoal e o modo como dá suas respostas. Mas tratando do episódio eleições cgadb quanto aos pontos elencados nas reclamações remetidas a justiça e liminarmente acatadas, porém não julgadas no mérito; aparentemente diante das comprovações nitidamente incontestáveis, haverá o cancelamento das eleições.
    Não obstante ao cancelamento, a autorização para que o candidato, dada por seguranca jurídica e que neste momento esta “eleito” por oficio da entidade e ainda não judicial, visto que a obrigaroriedade de fazer judicialmente não foi cumprida, convém deliberar que os atos praticados estão sem valor, sem efeito por não cumprimento da determinação judicial. Isto posto, vislumbra-se que a analise do judiciário não considera prerrogativas de que a maioria deu seu voto favoravel que aliás, diga se de passagem: diante dos fatos de impedimento a intervenção , resta duvidosa a inserção de votos de forma aleatoria favoravel a situação.

  5. Gladys Lopes disse:

    Infelizmente não foi desta vez!

  6. Daladier Lima disse:

    Obrigado, nobre pastor. É lamentável que seja assim.

    Abração!

  7. Claudio H. disse:

    Meu prezado Pastor Daladier graça e paz! Como disse antes em um dos meus comentário aqui no site, as Assembleia de Deus no Brasil virou casa de “Lupanar”, vergonhoso o que está acontecendo. Feliz o pastor que pode dizer hoje que a sua igreja não faz parte de nenhum convenção: CGADB e CONAMAD.

    Att: Claudio H.

  8. Pr jones Siqueira disse:

    Meu nobre e querido Pastor Daladier Lima, quero desde já lhe agradecer por nos manter sempre informados, de maneira ética e moral.Sou mais um entre muitos leitores anônimos do seu blog, sou do estado do Amazona, mora na capita Manaus,sou um daqueles obreiros que fazem parte da nova geração, que por muitos samos tachados de “MOLEQUES”. Estava em Brasilia na ultima AGO, fui escalado para trabalhar na apuração, quando estava a caminho para começar o trabalho , fui para por um certo cidadão de colete amarelo com uma forte gargalhada dizendo perdeu perdeu o Samuel Camara perdeu mais uma vez! não me importei segui enfrente,mais fiquei pensativo ” como assim gente, a apuração ainda nem começou, falta uma hora ainda pra começar, e este cidadão já esta cantando vitoria alguma coisa esta erra”, mas me calei e guardei isso comigo, ma minha cessão o Pr Samuel perdeu por 1 voto.Eu não sei aonde isso tudo vai parar,mas hoje eu como um obreiro novo nem ouso a sonhar em um dia ser presidente da CGADB ,porque este sonho já foi abortado antes de eu nascer, tendo em vista que ja tenho 30 anos! mas eu continuo orando para que um dia os obreiros desta nação despertem para um novo tempo de Deus, e dei uma oportunidade par o Pr Samuel Camara, e pesso ao nobre pastor que não se cale diante das afrontas.
    A PAZ DO SENHOR!!!
    PALAVRAS DE UM JOVEM OBREIRO SONHADOR!!!AMAZONENSE, servo do DEUS todo poderoso…

  9. Paulo disse:

    Graça e paz! Também faço parte dessa galera de novos leitores. Quero parabeniza -lo pelo belo trabalho, e a imparcialidade com que produz. Fiz parte como eleitor pela primeira vez, e muito decepcionado com tudo que aconteceu. Que Deus continue abençoando seu trabalho de trazer informação.
    AD Belém – interior de SP.

  10. Heitor Folgierini disse:

    A Paz do Senhor !
    Irmão Daladier,
    Também sou leitor de seu site porém permita-me expor minhas opiniões acerca do assunto:
    Pessoalmente eu sonho para que, nesse momento, tivéssemos um líder que fosse um instrumento de DEUS pra curar feridas e tapar brechas tão abertas recentemente ! Alguém que pensasse e agisse “tanto” numa CGADB para você quanto numa CGADB para todos ! Um Presidente que iria respeitar e unir Obreiros experientes e novos porém não abriria concessões acerca da sã doutrina bíblica e dos bons costumes advindos dela, inclusive não deixando que se vendesse livros de autores de confissão diferentes das nossas (somos Arminianos)em nossa Editora, a CPAD, mesmo entendendo que os mesmos são nossos Irmãos em CRISTO mas esta confusão de visão doutrinária trás perturbação ao Povo. Um líder que trabalharia para que as AD’s não fragmentassem o nosso ensino, onde temos Campos Eclesiásticos que possuem revistas de EBD próprias ! Um líder que focasse fortemente no treinamento, envio e sustento digno de Missionários Nacionais e em Nações carentes do Evangelho de CRISTO ( A janela 10X40 mostra bem isso), e que veiculasse, à semelhança da IIGD (RR Soares) um programa 100% evangelístico à luz da Bíblia, custeado com recursos de nossa CPAD, numa emissora aberta ! Um líder que fizesse algo em prol do social e utilizasse os nossos templos pra ajudar a erradicar de uma vez por todas o analfabetismo no Brasil, a exemplo o método ALFALIT. Um líder que incentivasse a criação de Escolas de ensino fundamental e médio a preços módicos para matricularmos os nossos filhos e os filhos de pessoas não cristãs e que fosse criado, à semelhança do SESI e SENAI, escolas profissionalizantes. Um líder que fomentasse o estudo sistemático bíblico sem jamais esquecer que, se chegamos até aqui, foi pela INFINITA GRAÇA E MISERICÓRDIA DE DEUS E TAMBÉM PELA PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO EM NOSSO MEIO, aquela chama pentecostal que moveu o coração dos Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren e nossos primeiros Pioneiros ! Um líder que não fizesse marketing pessoal abraçando pessoas aparentemente simples pra ganhar votos, deixar-se fotografar e espalhar nas redes sociais ! Um líder que não incentivasse a criação de um Partido Político (misericórdia !) e nem judicializasse eleição nenhuma(misericórdia) mas que confiasse tudo ao JUSTO JUIZ, aquele que não dorme e nem dormita ! Outro dia fiquei chateado até porque um correligionário de um candidato bradou em rede social que a Igreja da qual faz parte iam ganhar as eleições e invadirem todas as Cidades do Brasil porque atualmente as AD’s distintas da que ele pertence são “Babilônias” (tenho o áudio) ! Reclamam que um quer perpetuar-se no comando porém o concorrente, ao pastorear uma Igreja numa capital foi para a outra capital, deixou seu irmão biológico lá e ambos estão há décadas no poder destas Igrejas ! Ah, e ainda assumiu a liderança de outra grande Igreja em outra região do Brasil e empossou o filho como Pastor Presidente.
    Esta é a situação que infelizmente vivemos porém é o sonho que alimento, antes da vinda de CRISTO, que isso aconteça.

  11. Paz de Cristo meu irmão! O que será de nossa denominação? Nada muda,nada…

  12. Jerri Adriane Alves da Silva disse:

    Nada muda, nada… O que será de nossa querida AD? Uma lástima.

  13. e disse:

    O SOCIOLÓGICO PURO E APLICADO SOMADO ÀS CONSTRUÇÕES CIVIS: Uns poucos mudarão, outros se acomodarão, e ainda haverá os que lute por mudanças cujos resultados serão das próximas gerações. Cada crente tem um parente por lá. Cada crente já doou um tijolinho lá. O logotipo de lá já virou uma espécie de arquétipo junguiano. A eleição foi decidida pelos pastores e não representa o entendimento de todos como num referendo, e isso está além das discussões. Sem polarizar há os que estão confortável lá. Este que vos escreve é de lá, e faz uma pergunta da boca para dentro, se não somos Judeus, precisamos realmente de um “sumo caifás”?