Estudos Reflexões Daladier Lima

Jonas foi vomitado na praia de Nínive?

Vez ou outra surge uma interpretação de que Jonas foi vomitado na praia de Nínive. Segundo alguns estudiosos a saída de um homem da boca de um grande peixe influenciou a conversão dos ninivitas. Será que isto é verdade? Vamos nos socorrer de um mapa da região… Volto em seguida.

Império Persa

Império Persa

Observe os dois marcadores em azul. O da esquerda indica as proximidades do porto de Jope, na margem do Mar Mediterrâneo. O da direita marca a cidade de Nínive (Jonas 1:1). A mão numerada com 2 indica o destino que Jonas tomou, justamente o contrário, fugindo para Társis, na Espanha.

Agora observe a mão com o número 1. Ela indica uma régua que existe na maioria dos mapas. Cada pedaço deste mapa corresponde em proporção a uma parte da régua. Um tamanho que equivaler a uma régua completa dentro do mapa terá aproximados 500 quilômetros de comprimento. OK? Ocorre que a distância entre os dois marcadores azuis é maior que a régua. Isto indica que contrastando as distâncias, não temos menos de 600km!

Outra coisa: Nínive não tem praia, nem mar. É banhada pelo rio Tigre e seus afluentes. Hoje já existe o canal de Suez, ligando o Mar Vermelho ao Mediterrâneo. No tempo de Jonas somente circundando toda a África e entrando pelo Golfo Pérsico é que o peixe poderia ter vomitado Jonas na beira do rio.

Então, o mais provável é que Jonas tenha sido vomitado numa das praias do Mediterrâneo e tenha seguido a pé até Nínive. Lembrando que a Bíblia não diz que Jonas foi vomitado lá, são as pessoas que difundem tal interpretação.

Gostou? Compartilha!

Sobre o autor | Website

Insira seu e-mail aqui e receba as atualizações do blog assim que lançadas!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!