Devocionais Reflexões Daladier Lima

Os insondáveis propósitos de Deus

As rupturas da vida nos levam a questionar os propósitos de Deus na História. Nós questionamos o que não entendemos. A dor, a  angústia, as mudanças bruscas, o sofrimento, nos quedam impotentes e nossa fé é colocada à prova. Será que Deus está presente na dor? Tem algum prazer em nos provar? Em permitir o sofrimento?

Os insondáveis propósitos de Deus

As rupturas da vida nos levam a questionar os propósitos de Deus na História. Nós questionamos o que não entendemos. A dor, a  angústia, as mudanças bruscas, o sofrimento, nos quedam impotentes e nossa fé é colocada à prova. Será que Deus está presente na dor? Tem algum prazer em nos provar? Em permitir o sofrimento?

Na Bíblia, o Senhor declara: “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês, nem os seus caminhos são os meus caminhos (Isaías 55:8 NVI)”. Ou seja, os propósitos de Deus são insondáveis e incompreensíveis para nós. Em alguns casos jamais os compreenderemos, noutros, ao final da provação, exclamamos como Jó: “Antes eu te conhecia só por ouvir falar… (Jó 42:5)”. Não, Deus não apareceu em toda sua majestade a Jó, mas a análise dos feitos divinos levou a esta exclamação.

Porém, Deus não prova ninguém por acaso, nem por prazer, mas para que sejamos aperfeiçoados. Suas ações tem sempre um propósito. E não precisamos ficar neuróticos em descobri-lo. Geralmente, a descoberta ocorre naturalmente. E se não estiver claro em nenhum momento, devemos descansar. Ele é nosso Pai e provê sempre o melhor. Lembremos das palavras de Jesus: “Assim, se vós, sendo maus, sabeis dar bons presentes aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus… (Mateus 7:11)”.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

8 Comentários

  1. Williane Costa disse:

    Deus tem planos lindos para nós, mas esses planos acontecem se nós mesmo permitir por meio da obediência e do sacrifício.

  2. Muitas verdades em poucas palavras, sabemos que tudo a um proposito e nem tudo pode ser da forma que desejamos, Deus só tem o melhor para nós!

  3. Muito bem abordado esse assunto, nós queremos entender o que não é do nosso alcance, porque se não, haveria objeções irreversíveis, se soubéssemos o que Deus ia fazer e porque, seríamos os seres mais desprezíveis desse mundo, só esperaríamos nessa vida, como Paulo fala, nos acomodamos as todas questões, e como Deus é Sábio nunca permitiria isso…

  4. Elizeu disse:

    Se temos nossa vida entregue a Deus, descansamos quer na calma, quer na tempestade. Deus é soberano e sempre cuida dos seus.

  5. Edinaldo disse:

    Uma outra verdade é que precisamos nos contentar com o que Deus tem nos dado, sermos realista e não viver num mundo ilusão, como muitos foram levados a acreditar. Deus não tem nenhuma obrigação para conosco, Ele é Santo e nós pecadores, mesmo assim deu o seu filho para morre por cada um de nós. E é por isso que prefiro viver como disse o Apóstolo Paulo em: 1 Tm 6:8

  6. DAVI JOSE DA SILVA disse:

    existe a necessidade diaria de crescimento espiritual de cada cristão.

  7. Não sabemos o porquê de Deus permitir certas coisas em nosso viver, mas podemos descansar na certeza de que Ele sabe o que é melhor para nós e independente do que aconteça, todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus.

  8. Deus sempre sabe o que é melhor para nós, embora nem sempre entendamos seus desígnios. Ele pode permitir que nós sejamos provados… O propósito disso? Só Ele sabe! Uma coisa é certa: ao final, a gente entende ou o porquê, ou o pra quê.