Estudos Reflexões Daladier Lima

Quem vai para o Céu?

O Céu é o lugar almejado pela maioria dos seis bilhões de humanos que povoam nosso planeta. Embora as percepções sobre o lugar sejam diferentes, o objetivo da maioria de nós é um lugar de descanso e paz após a morte. Mas será que qualquer pessoa pode entrar no Céu? Quem, enfim, vai para o Céu? Bom, antes de prosseguir precisamos conhecer um pouco do que diz o manual de Deus, a Bíblia, sobre este lugar.

Em primeiro lugar, a Bíblia diz que o Céu não se resume às nuvens que vemos ou atmosfera sobre elas. Antes mesmo que os telescópios fossem apontados para cima, há centenas de anos atrás, já estava consolidada na Palavra de Deus a ideia de que Deus tenha criado a Terra e todo o Universo a partir de uma ação externa. Ou seja, além da criação ex nihilo[1], Deus não estava dentro da criação do Universo, mas interagindo com os elementos criados a partir do Céu! Então, Céu é a habitação de Deus, que existe eternamente para acomodá-lo, não o Céu onde as aves voam e as nuvens flanam. Não queremos enfileirar versículos, mas vamos a alguns elucidativos desta questão:

Àquele que vai montado sobre os céus dos céus, que existiam desde a antiguidade; eis que envia a sua voz, dá um brado veemente (Salmos 68:33)

Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado? (II Crônicas 6:18)

Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor teu Deus, a terra e tudo o que nela há (Deuteronômio 10:14)

Então, quando a Bíblia quer se referir a este lugar o chama de céus dos céus, ou seja, um céu acima daquele que conhecemos.

Mas onde fica o Céu? O Universo é imenso. Abaixo temos uma pálida ideia das diversas galáxias e estrelas que existem. Nossa galáxia, a Via Láctea, é uma das menores e nossa estrela, o Sol, uma das menores dentro desta galáxia. Por sua vez, a Terra é um dos menores planetas do Sistema Solar.

Sistema Solar

Sistema Solar

Agora veja esta outra comparação entre a Terra e demais planetas do Sistema Solar:

Terra no Universo

Terra no Universo

Veja também essa comparação entre o Sol e a maior estrela conhecida:

Sol x estrela maior

Sol x estrela maior conhecida

Agora o Sistema Solar na Via Láctea:

Sistema Solar na Via Láctea

Sistema Solar na Via Láctea

E, por fim, a Via Láctea comparada a algumas galáxias conhecidas:

Via Láctea x outras galáxias

Via Láctea x outras galáxias

Conclusão: O Céu é mais distante de tudo que o homem explorou do Universo!

Tem mais: O Céu não se parece com a ideia que temos, quanto a ser um lugar monótono e diáfano. A Bíblia diz que o Céu é dinâmico e vivo, cheio de seres com os quais vamos nos surpreender. Portanto, esqueça plumas de nuvens, anjinhos gorduchos tocando em harpas. Essa imagem é totalmente infundada. Sim, há anjos, mas são seres majestosos, de imenso poder e sabedoria e não se prestariam a jogar cupidos em pessoas!

Mas não sabemos em que direção fica o Céu. A Bíblia só afirma: Para o entendido, o caminho da vida leva para cima, para que se desvie do inferno em baixo (Provérbios 15:24). Mas isso só complica à luz da gravidade. Observe na imagem abaixo que para cima depende de onde nos encontramos na Terra. É a gravidade que nos segura!

Posição das pessoas na Terra

Então, a outra conclusão que chegamos é que o Céu não está acima de nossas cabeças, ao menos do ponto de vista do nosso olhar. Se contarmos que a Terra gira, aí é que complica. O Céu, porém, está acima de nós do ponto de vista de Deus!

A penúltima consideração é: De quem é o Céu? As Escrituras são enfáticas:

Os céus são os céus do Senhor; mas a terra a deu aos filhos dos homens (Salmos 115:16)

Mas não se apresse. Isto quer dizer que só entra no Céu quem Deus permite! Na sua casa, a rigor, só entra quem você quer! Quando um grande piloto de Fórmula 1 faleceu num grave acidente, lembrei de ouvir um locutor dizer que estaria correndo no autódromo do céu. Assim acontece com todos os que partem, queremos que estejam lá, mas não é desta forma que ensina a Bíblia.

Aí voltamos à pergunta crucial: Quem vai pro Céu? Bom, há uma condição única na Bíblia: ter aceitado, em vida, a Cristo como Salvador (João 14:6). Infelizmente, não é isto que muita gente esperava ler. Mas é muito lógico, se o Céu é um lugar inalcançável para todos nós e se pertence a Deus, então a condição está em suas mãos. Nada podemos impor.

Ninguém vai pro Céu porque merece, porque pode comprar um ingresso ou por qualquer outro mérito humano. A Bíblia diz que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Romanos 3:23), ou seja, não podemos fazer nada para estar com Ele ou para merecer um lugar ao seu lado. Do lugar longínquo onde habita Deus enviou seu filho Jesus, apenas para nos salvar e proporcionar a oportunidade de morar como Ele (João 3:16). Quem o aceitar como Salvador ganhará o direito de viver ao seu lado eternamente!

Você quer ir pro Céu!? A condição está aí, aceitei-a enquanto há tempo.

[1] Conceito segundo o qual Deus criou a terra do nada

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. Pedro Santoro disse:

    Muito bom e proveitoso, prometo tentar acompanhar os estudos; Deus continue vos abençoando!

  2. Gladys Lopes disse:

    Eu quero é chegar lá, o meu alvo é o céu!!