Sem categoria

Vejam só essa!

Leio no JC Online, aqui:

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Polícia Civil anunciam na manhã desta sexta-feira (22) a responsabilidade criminal dos gerentes de banco que não instalarem os equipamentos de segurança nas agências. O anúncio será feito após uma reunião entre as entidades, que acontece na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), bairro de Afogados, no Recife.

De acordo com a decisão dos órgãos, a partir de agora, o gerente será responsabilizado criminalmente caso o banco não esteja cumprindo a legislação de segurança.
No Recife, por exemplo, a Lei de Segurança Bancária existe desde outubro de 2010 e exige, entre outros itens, que as agência e postos bancários devem ter vidros blindados, câmeras de segurança internas e externas, portas giratórias com detectores de metais e dois vigilantes por andar, armados e com coletes à prova de balas em cabines de proteção blindadas e biombos entre os caixas.

Que coisa interessante!? O MPPE lutou para implementar as medidas junto ao banco, como não conseguiu, por impotência, ou sei lá o quê, agora processará o gerente. Esquecem duas coisas básicas:


1) O gerente é um mero funcionário. Eu já fui funcionário de banco e nestes casos se requisita a instalação e a alta administração autoriza ou não. O máximo que um gerente poderia fazer era não requisitar, mas ele também está no meio do fogo cruzado dos assaltos. Por que o MPPE não processa o banco? O que vai acontecer é que quando o funcionário tiver umas três ou quatro ações os bancos o demitem, e o coitado vai se virar pra resolver o abacaxi;


2) É obrigação do Estado através da SDS dar segurança à atividade. Estou enganado ou, com a medida, estão querendo repassar a batata!? Leiam mais:

Segundo dados da Secretaria de Defesa Social (SDS) do Estado, entre janeiro e maio deste ano foram registrados 12 assaltos a banco em Pernambuco. Esse número significa um aumento de 200% na ocorrência desse tipo de crime em relação ao mesmo período do ano passado. Esses dados são contabilizados independentemente dos sete casos de arrombamento de caixas eletrônicos registrados até o mês de abril deste ano.

Um amigo meu foi à Suíça e ficou impressionado (não sei se ele exagerou), os empresários vão ao banco com o dinheiro à vista de todos. Todo mundo sabe que é dinheiro, mas a segurança pública funciona. No nosso caso privatizam os resultados e socializam o prejuízo. Em breve, os moradores, em geral, terão de instalar equipamentos de segurança em suas casas, senão serão culpados dos assaltos.


Por falar em segurança, lá nos EUA adolescentes faziam uma excursão quando decidiram tirar onda com a cara de uma monitora de 68 anos. Gravaram tudo em vídeo. Resultado: foram processados pelos comentários e pelo bullying. A senhora que perdeu um filho há dez anos, agora ganhou a simpatia da grande rede e estão fazendo uma campanha para lhe dar férias de qualidade. A arrecadação já bateu U$ 494.241,00, na minha última visita. Se fosse aqui ela estaria sendo interrogada nos conselhos tutelares e juizados de menores da vida e a crianças estariam protegidas pelo ECA, para fazerem o que quiserem. Ai do professor que quiser se defender em classe dos ataques de certos alunos, ai dele. Quando o MST invade uma fazenda como fizeram ontem, quem tem de dar explicações é o fazendeiro.

Sobre o autor | Website

Insira seu e-mail aqui e receba as atualizações do blog assim que lançadas!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!