Assembleia de Deus em Timor Leste perde sua pastora presidente!

Assembleia de Deus em Timor Leste perde sua presidente, irmã Fatima Gomes liderança pastoral daquela denominação!

Enquanto no Brasil se discute se mulheres podem alçar o pastorado, no Timor Leste, pequeno país de fala portuguesa no Sudeste Asiático, a Assembleia de Deus chora a perda de uma de suas mais importantes líderes. A pastora Maria de Fátima Gomes era a representante da denominação naquele país, cargo semelhante ao presidente aqui no Brasil, e faleceu ontem, 06/01/2020.

Timor Leste é uma pequena nação que foi colônia de Portugal de quem se libertou em 1975, sendo posteriormente subjugada pela Indonésia, de quem se libertou em 2002, sendo uma das mais jovens nações do mundo. É considerado país irmão do Brasil.

Timor Leste

Timor Leste

A Convenção da Assembleia de Deus em Portugal, país que enviou vários missionários para o Timor, se referiu assim à irmã Fátima Gomes (transcrito sem acento como está na postagem):

Faleceu no dia 6 de janeiro de 2020 a irmã Fatima Gomes, de Timor Lorossae. Responsável pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus naquele país irmão. Foi uma grande figura de destaque na evangelização e direção da Igreja naquele país e grande colaboradora na obra de Deus, durante o período em que os missionários portugueses Miguel Coias e Carmina e Virgilio Condeço e Maria serviram ali.

Irmã Fatima é a da esquerda nesta foto

Irmã Fatima é simpática senhora da esquerda nesta foto

Medimos a importância da irmã como liderança pelo comentário de um dos missionários portugueses:

Elogio à irmã Fatima Gomes

Elogio à irmã Fatima Gomes

 

Irmã Fatima Gomes mais jovem

Irmã Fatima Gomes mais jovem

No plano representativo, com a reconstrução do País, após as lutas pela independência, a irmã Maria de Fátima Gomes é mencionada como representante da Nação diante da Organização das Nações Unidas (pág 174).

Oremos para que Deus traga consolo à igreja enlutada daquele País e quiçá levante outra liderança em seu lugar, quem sabe outra guerreira.

Ps: Informação do irmão e amigo Mousinho Marçal, que nos permitiu compartilhar: “Era a líder máxima da igreja Assembleia de Deus em Timor Leste, foi o marido dela que era meu primo sobrinho do meu pai, ele faleceu e ficou ela para enfrentar os militares indonésios. Eles foram os primeiros crentes nos anos 50, que era muito perseguido pela polícia (PIDE) eles enfrentaram ameaças e transferências e presos, eles superaram tudo isso, não eles, mas Deus os guardou. Naquela altura eles eram somente: um funcionário português com sua esposa, dois caboverdianos, e um casal timorense que ele era meu primo, filho de militar português e sua esposa mista indiana. Foram eles que Deus os usou para que eu fosse um dos tais filho do Deus Altíssimo. Muita coisa poderei contar acerca do crescimento do Evangelho em Timor Leste, sofremos bastante mas Deus nos honrou.”

Clique aqui e visite a página da AD em Timor Leste.

Leia também sobre as ironias do texto bíblico no que se refere ao Ministério Pastoral Feminino.

Sobre o autor | Website

Insira seu e-mail aqui e receba as atualizações do blog assim que lançadas!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!