Alguém deve estar mentindo? Quantos assembleianos há em Pernambuco?

AD Pernambuco - Um milhão de membros?

AD Pernambuco – Um milhão de membros?

Leio no post acima que determinada convenção assembleiana do meu Estado tenha um milhão de membros. Já havia ouvido esta informação em outros lugares. Não sei se é oficial… Ouvi de outra convenção que tenha 100.000 membros. Não tenho os números das demais convenções assembleianas que agora atuam no Estado, são muitas. Mas todos devem se ufanar deles. Vocês sabem como as estatísticas são importantes para a afirmação institucional de uma organização.

Porém, o blog é analítico. Vamos aos números, oficiais desta vez. São de 2010, mas dá pra termos um boa ideia…

evangelicos-pernambuco

Somando os números apresentados temos: 1.788.974 pessoas que se dizem evangélicos. Ora, a população de Pernambuco era cerca de 8.796.032 pessoas, conforme, inclusive, dados oficiais do Governo do Estado. Pesquisando no Google sobre a população do Estado hoje teríamos um número projetado de pelo menos nove milhões. Outra estatística segura é a quantidade de eleitores em 2014 que é de 6.356.307. Não deve ter mudado muito desde então, especialmente porque temos de levar em conta as mortes de pessoas… E aí, os números não batem.

População Pernambuco

População Pernambuco

Alguém deve estar mentindo!?

O exercício matemático a ser feito é simples. Um templo médio assembleiano comporta 350 pessoas. Para cada membro temos, ao menos, dois congregados. São crianças, adolescentes, não batizados ainda, e outras pessoas que por problemas os mais diversos apenas frequentam nossas igrejas. Ok? Isso significa que para ter um milhão de membros, teríamos três milhões de pessoas para acomodar. Dividindo por 350, precisamos de 8.571 templos. Vamos ser generosos e dizer que acomodaremos o dobro de pessoas no mesmo espaço e teremos: 4.285 templos!

Ainda resta outro problema: E as outras convenções? E as outras denominações? Ainda que dobrássemos o números de evangélicos do Censo 2010, as contas ainda não bateriam! Por que? Porque falta templo e sobra gente! Saliento que nada tenho contra a Convenção Recife, é um questionamento pontual. Aliás, já questionei nossos números por aqui também. Pau que dá em Chico, dá em Francisco.

O blog está aberto a ponderações sobre os números…

Sobre o autor | Website

Insira seu e-mail aqui e receba as atualizações do blog assim que lançadas!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

3 Comentários

  1. claudio andrade disse:

    paz do senhor meu amado pastor! só a titulo de conhecimento qual o número oficial da nossa convenção (comadalpe ) ?

  2. Daladier Lima disse:

    Prezado, o número oficial é 110.000. Impossível dado o mesmo raciocínio acima.

    Abração!

  3. Valdomiro disse:

    Desviando um pouco do assunto… Essa nova sede da IEADPE está com cheiro de rompimento com a CGADB.

    Rádio, TV, Editora e etc, para mim, são fortes indícios.

    Um possível rompimento acarretaria uma batalha judicial, onde os templos antigos seriam reivindicados pela CGADB e os da atual gestão da IEADPE, possivelmente, ficariam sob a gerência do atual presidente dessa convenção. Nestas condições uma nova sede se faz necessária.

    Posso estar enganado, mas…